segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Campanha Outubro Rosa



Outubro Rosa é uma Campanha de prevenção e conscientização do Câncer de Mama. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que vai afetar a vida de mais de 49 mil brasileiras até o final deste ano.
De acordo com o O INCA (Instituto Nacional do Câncer), são 49 mil casos por ano, o que equivale a 134 novos casos por dia e 5 novos casos por hora.
E você, já fez o autoexame da mama? Quer aprender?
É muito fácil!! Você pode fazer de frente para o espelho, no banho ou deitada.

Frente ao espelho: Coloque as mão na cintura e observe o formato, tamanho e contorno das mamas e veja se estão iguais. Veja se existem pregas, depressões ou alterações na pele da mama, aréola e mamilos.
Coloque também as mãos para o alto e veja se existe diferença de tamanho. Observe se estão alinhadas, se faz marca só de um lado do sutiã.


No banho: Ensaboe bem as mamas e axilas e coloque as mãos atrás da nuca e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimento circulares de dentro para fora, procurando por espessamentos e caroços. Também fazer toque na axila, em direção ao mamilo, de modo firme, mas delicado.


Deitada: Coloque um apoio sob o ombro direito (pode ser um travesseiro ou toalha) e a mão direita atrás da cabeça. Examine sua mama direita com a mão esquerda, repetindo os movimentos circulares. Repita esse passo com o lado esquerdo.


O que devem ser observados:



E então??? Vamos nos tocar, nos sentir???
Isso faz a diferença!!!




Um comentário:

  1. Muito boa a sua iniciativa. Seria bom se todas as blogueiras lembrassem e incentivassem o exame assim como você fez. Parabéns!

    ResponderExcluir